quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desde o Chão da Escola Vamos mobilizar os trabalhadores em Educação!

Somos um grupo de trabalhadores em educação do município de Gravataí comprometidos com os nossos direitos enquanto categoria. Entendemos que devemos estar mobilizados enquanto educadores desde o chão da escola para fortalecer à nossa luta juntamente com o sindicato.
Fazemos a avaliação que as pautas da campanha salarial que se estenderam em 2011 e 2012 tiveram alguns avanços quando a categoria esteve disposta a lutar pelos seus direitos. O maior exemplo foi em uma das assembleias do ano passado onde houve disposição da categoria em realizar uma paralisação para pressionar o governo na mesa de negociação. O resultado concreto foi o ganho real de 5% dividido em duas parcelas (dez 2011 e set 2012).
Neste ano de 2012, outro momento importante foi a definição de prioridades na pauta de reivindicações que ganhou proposta em assembleia e depois foi organizada pelo conselho geral do sindicato junto com os representantes das escolas. Os encontros regionais também serviram de avanço no diálogo com a categoria e é um mecanismo de participação que poderia ser utilizado com mais frequência.
Fazendo uma avaliação das negociações com o governo neste ano de 2012, infelizmente ainda não conseguimos chegar a resultados concretos nas principais prioridades definidas pela categoria, a exemplo do direito à hora atividade, da incorporação dos desdobramentos e também do plano de carreira da educação infantil.
Mobilização de junho de 2011
Ao longo do ano houveram diversas agendas do sindicato com o governo e reuniões da categoria para avaliar o andamento dessas negociações. No entanto, não podemos perder de vista que dentro do processo de mobilização da categoria, a pressão é o elemento fundamental capaz de mostrar a força dos trabalhadores na defesa dos seus direitos. Portanto, é importante daqui pra frente fazermos o mesmo exercício do ano passado, ou seja, quando as negociações não avançam é hora da categoria demonstrar a força que tem.

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